12 maio 2006

A hipocrisia do defeito

Entrevistador: Diga, por favor, dois dos seus maiores defeitos/pontos a melhorar.
Entrevistado: Crio mau ambiente de trabalho porque falo mal de toda a gente e tenho uma leve inclinação sexual sado-masoquista.

Pois, está bem. Era bom era. Os nossos piores defeitos, nas entrevistas de emprego (e numa panóplia de outras situações das quais destaco o 1º encontro) são sempre a teimosia e a persistência. Defeitozinhos de trazer por casa, facilmente extrapoláveis para admiráveis qualidades. A determinação e a persuasão.
Havia eu de ser gestora de recursos humanos e seria expulsão ao pontapé de todo o papalvo que me tentasse ludibriar com esta história. Eu preferia com toda a certeza que me dissessem:
- Cozinho muito mal e deixo vincos nas camisas ao passar a ferro;
- Não tenho um pulmão e sou fumador;
- Fico sempre mais 10 minutos na cama e (enquanto espreita disfarçadamente o post-it colado na aba do casaco) sou esquecido;
- Sou guloso e não faço exercício fisco;
- Sou vaidoso e fala-barato;
- Gosto de Tonicha e, com 46 anos, continuo a ir à Queima das Fitas.
(Ok, este último talvez também fosse corrido a pontapé...)

De qualquer forma, eu diria, com toda a convicção: Sou hipocondríaca e não suporto gente sem sentido de humor, i.e. que não ache graça às minhas piadas (a tossicar e com o ar mais sério que me conseguisse impôr).

“Não há bela sem senão...”

3 Comments:

Blogger josé alberto lopes said...

mais alguns exemplos, se me permites, porque o teu post já está excelente como está ("como está, tudo bem? e lá por casa?"):
gosto de programas do luís pereira de sousa e de ler a Maria no cabeleireiro todas as terças à tarde;
tenho tendência para sair sempre mais cedo do trabalho (do tipo duas horas) e faltar justificadamente sempre que há feriado religioso numa religião qualquer;
as mais celebridades preferidas são o cláudio ramos e o joão kleber; deixo crescer as unhas dos dedos mindinhos propositadamente, para efeitos de limpeza da cera dos ouvidos.

4:37 da tarde  
Blogger CoRtO MaLtEsE said...

_Os meus principais defeitos, Sr. Dr.? Eu elegeria a timidez. Por vezes sou demasiado exigente comigo mesmo - busco sempre a perfeição e acho que poderia sempre fazer um pouco melhor. As pessoas com quem trabalho apreciam o que faço mas eu fico, geralmente, insatisfeito.

Por vezes, perco um pouco com a minha generosidade. Não consigo deixar de ajudar um colega que necessite e, por isso, acabo por ter de me esforçar mais, mas acabo por cumprir e superar os meus objectivos. Acho que sou demasiado boa pessoa...

4:13 da tarde  
Blogger CoRtO MaLtEsE said...

touché, LC

7:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home